Simpósio 3 | 2023

PÁGINA DO SIMPÓSIO    |    CADERNO DE RESUMOS  |   ANAIS DO SIMPÓSIO

Simpósio 2 | 2022

PÁGINA DO SIMPÓSIO    |     ANAIS DO SIMPÓSIO

Simpósio 1 | 2021

PÁGINA DO SIMPÓSIO    |     ANAIS DO SIMPÓSIO

 
Normas para submisão de Comunicações
As propostas de comunicação deverão conter:

• Título centralizado, em fonte Arial 14.

• Nome completo do/a proponente, seguido da maior titulação, Instituição de origem e e-mail para contato.

• Resumo contendo de 250 a 350 palavras, em fonte Arial, tamanho 12 e espaçamento simples entre linhas. Como editor de texto deverá ser usado o Microsoft Word ou outro compatível. Não serão aceitos trabalhos submetidos em formato pdf. A estrutura do resumo deverá conter: introdução, objetivos, método, resultados e conclusão, sem a menção direta desses descritores e sem citações diretas. O resumo deverá ser agrupado num único bloco textual.

• Palavras-chave: no mínimo 3 (três) e, no máximo, 5 (cinco).

• Configuração da página: folha em formato A4 (29,7 x 21 cm); margens: superior e esquerda 3 (três) • cm; inferior e direita 2 (dois) cm.

Observações gerais:

• Cada proponente poderá enviar apenas uma proposta de comunicação.

• Serão aceitas propostas de graduandos(as) com iniciação científica (com o professor orientador), pós-graduandos/as e/ou pós-graduados/as.

• Todas as propostas de comunicação deverão ser enviadas exclusivamente por correio eletrônico, com anexos em Word, ou compatíveis, para simposiompt@ftsa.edu.br

Sobre o envio de resumos estendidos
No que diz respeito ao envio dos textos ampliados após o envio e aprovação dos resumos, e como parte do processo de submissão e de apresentação da comunicação, os autores deverão verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. Informamos que as submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores. Confira o prazo final para envio dos resumos expandidos.

• O simples envio de uma contribuição original não implica, necessariamente, em sua publicação. Só será publicada se: (a) adequar-se ao perfil dos anais; (b) for aprovada após avaliação e parecer do corpo técnico dos anais.

• A contribuição deverá ser original e inédita, e não poderá estar sendo avaliada para publicação por alguma outra revista, anais ou periódico.

• A revisão gramatical e ortográfica do texto submetido é de responsabilidade do autor. Textos com problemas gramaticais poderão ser devolvidos sem avaliação dos pares.

• Quando o texto for aprovado, a editoria solicitará através de e-mail os dados complementares que julgar necessários.

Diretrizes para edição dos resumos
Nos artigos deverão constar título, resumo e palavras-chave (no mínimo três e no máximo quatro, separadas por ponto).

• O título deverá aparecer centralizado, em negrito, somente a primeira letra maiúscula (salvo em nomes próprios) e fonte Times New Roman, corpo 14.

• Recomenda-se que os artigos tenham entre 8 e 10 páginas, e devem respeitar a seguinte sequência: Título / Resumo / Palavras-chave / Introdução / Texto com subtítulos / Conclusão / Referências.

• A identificação de autoria do trabalho deverá ser incluída no final do artigo, após as Referências, em um texto de 2 linhas com informações biográficas básicas do autor (nome completo do/a(s) autor/a(es/as), titulação mais alta completa, instituição de origem e/ou vinculação, com a função que desempenha e e-mail para contato.

• O resumo deve conter entre 250 e 500 palavras, com espaçamento simples entre as linhas. A estrutura do resumo deve conter: objetivo do artigo, metodologia ou recorte utilizado, dados colhidos e breve conclusão das análises efetuadas.

• O resumo e as palavras-chave devem ser escritos em fonte Times New Roman, corpo 12, com espaço entre linhas simples.

• Os subtítulos dentro do texto deverão constar em Times New Roman, corpo 12, alinhados à esquerda, em negrito, somente a primeira letra maiúscula (salvo em nomes próprios) com um espaço entrelinhas em relação ao parágrafo anterior e sem espaçamento em relação ao parágrafo seguinte. Quando forem numerados deverão ser em algarismos arábicos (respectivamente, na forma 1. e 1.1.).

• A fonte do texto principal deverá ser Times New Roman, corpo 12, com espaçamento entre as linhas “1,5”, com exceção das citações diretas com mais de três linhas (longas) que devem aparecer com recuo à esquerda de 4cm no parágrafo e em fonte Times New Roman, corpo 10, com espaço entre linhas simples e sem aspas. Citações com três linhas ou menos (curtas) devem ser feitas entre aspas, corpo 12.

• A referência a autores deve ser feita ao longo do texto em CAIXA ALTA, segundo as normas da ABNT (6023-2018), no seguinte modelo: (Sobrenome, ano, página); Ex.: (ELIADE, 1992, p. 65). No caso de títulos do mesmo autor publicados no mesmo ano, adicione-se letras em ordem alfabética após a indicação do ano; ex: (DESROCHE, 1985a), (DESROCHE, 1985b), etc.

• As notas, numeradas em ordem crescente e formatadas em fonte Times New Roman, corpo 10, e espaço entrelinhas simples. Com exceção para a identificação dos autores, que deve aparecer na primeira página do texto, todas as outras notas de rodapé devem aparecer ao final do texto e ser reservadas para observações complementares substantivas.

• As palavras que forem destacadas no texto deverão usar sempre itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL), reservando-se as aspas apenas para citações diretas no texto e as figuras e tabelas deverão estar inseridas no texto, e não ao final do documento na forma de anexos. URLs para as referências deverão ser informadas sempre que possível.

• As referências bibliográficas ao final do texto devem trazer apenas as obras e textos citados ao longo do trabalho, com espaço de entrelinhas simples.

Declaração de direito autoral
Autores que publicam nestes anais concordam com os seguintes termos:

• Autores mantém os direitos autorais e concedem à FTSA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/bync/4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nestes anais.

• Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nestes anais (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nestes anais.

• Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.

Comitê editorial dos anais

Dr. Marcos Simas - Direção editorial
Dra. Jacqueline Ziroldo
Me. Cezar Flora

Expediente
Coordenação do Mestrado Profissional em Teologia - Dra. Jacqueline Ziroldo

Diretoria da FTSA
Presidente da ACESA (Mantenedora) – Eduardo Pellissier
Diretor Executivo Geral – Dr. Jorge Henrique Barro
Gerência Administrativa & Financeira – Agnaldo Malaguti
Gerência de Captação de Recursos & Relações Internacionais – Dr. Antonio Carlos Barro
Gerência de Tecnologia e Informação (TI) – Christian Alves
Diretor Acadêmico – Dr. Flávio Henrique de Oliveira Silva

Secretaria acadêmica
Najla Bezerra Barbosa Sotana
Maurinéia Aparecida Camilo
Talita Regina André Fragoso

Marketing e comunicação
Monica Carvalho Costa
Daniel Mendes Araújo
Mauro Sergio Rota Teixeira

Contato
Faculdade Teológica Sul Americana Rua Martinho Lutero, 277, Londrina PR

emails:
simposiompt@ftsa.edu.br
mestrado@ftsa.edu.br