SOBRE O SIMPÓSIO
O II Simpósio é um evento do Programa de Mestrado Profissional em Teologia da FTSA, destinado a todos os interessados pelo viés investigativo da Teologia, especificamente da Teologia Prática. Será realizado na Faculdade Teológica Sul Americana, em Londrina (PR) de forma híbrida (presencial e online).
Inscreva-se para participar como ouvinte ou para submeter comunicações, neste caso leia as normas ao final da página e envie resumo por e-mail.
PROGRAMAÇÃO
13.07.22
19:00 | Abertura do II Simpósio do Mestrado Profissional em Teologia da FTSA
19:40 | Palestra de Abertura: Dr. Juan José Barreda Toscano (remoto)
14.07.22
19:00 | Início
19:30 | Mesa de Debate: Reinventando a Igreja (Pós)Pandemia. Docentes: Lourenço Stelio Rega, Júlio Paulo Tavares Mantovani Zabatiero, Rubens Ramiro Muzio, Jacqueline Ziroldo Dolghie
15.07.22
09:00-10:30 | Palestra Dr. Claudio Ribeiro: “ Princípio Pluralista e as Igrejas Cristãs pós-Pandemia”(remoto).
10:30-12:00 | Mesas Temáticas
13:30-17:00 | Mesas Temáticas e Encerramento
OBJETIVO GERAL
Possibilitar a discussão acadêmica sobre os desafios postos às igrejas após a pandemia. A temática será exposta por palestrantes convidados.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Refletir os estudos e pesquisas realizados no Programa, tanto por docentes como discentes. Para isso, além do tema central, o simpósio ofertará mesas temáticas - que são pequenos grupos de discussão alinhadas às linhas de pesquisa e atuação dos docentes do mestrado.
CRONOGRAMA
- Inscrições: encerradas
COMISSÃO ORGANIZADORA
Julio Zabatiero
Jacqueline Z. Dolghie
Rubens Muzio
COMISSÃO TÉCNICA
Monica Carvalho Costa
Daniel Mendes de Araújo
Matheus Pereira
Mauro Rota
MESAS TEMÁTICAS DE COMUNICAÇÃO
As Mesas Temáticas acontecerão de forma presencial ou remota (online).
Coordenadores:
Prof. Dr. Marcos Simas (FTSA) Prof. Dr. Ricardo Bitum (UPM)
Ementa: Esta Mesa de Comunicação, com sua amplitude e escopo, se propõe a captar, apresentar e debater o dinamismo e as constantes e relevantes transformações que ocorrem no campo religioso protestante e pentecostal brasileiro, em suas múltiplas estruturas e conjunturas, com seus diferentes subtemas, que levantam várias leituras e interpretações entre os pesquisadores do campo religioso.
Diante disso, nosso interesse é o de suscitar novos pesquisadores dentro da FTSA, assim como aproximar outros pesquisadores desse campo, de variadas disciplinas e instituições, especialmente no campo da Teologia e das Ciências da Religião, para provocar uma ampliação de conhecimentos, diálogos e debates. Assim, intencionamos criar dentro da FTSA um fórum temático, agregando pesquisas sobre as diferentes vertentes dos protestantes e dos pentecostais, suas formas de inserção na realidade brasileira e, consequentemente, procurando abarcar uma parte relevante do complexo universo de temáticas relacionadas e correlatas ao tema.
Coordenadores:
Prof. Dr. Antonio Carlos Barro (FTSA) Prof. Dr. Jorge Henrique Barro (FTSA)
Ementa: Pensar na igreja do futuro é um tremendo desafio em face as rápidas mudanças enfrentadas no mundo em todos os setores da sociedade. Como será a configuração da igreja? Quais transformações ela passará? Isso também nos leva a repensar as implicações da missão de Deus por meio da igreja. Qual é o futuro da missão integral? Quais são alguns dos seus principais desafios? O movimento da Missão Integral, especialmente por meio da Fraternidade Teológica Latino Americana, que nasceu em 1970, celebra um pouco mais de 50 anos de existência e nos convida a refletir os desafios que temos pela frente!
Coordenadores:
Prof. Dr. Jonathan Menezes (FTSA) Prof. Dr. Rubens Muzio (FTSA)
Ementa: Falar em "espiritualidades" no plural, mais que uma opção metodológica, parece-nos uma demanda ou necessidade atualmente. Não para deslegitimar o lugar de fala de quem aporta espiritualidade no singular, mas como reconhecimento de que não estamos (a não ser em nosso próprio devaneio) falando sozinhos, especialmente quando se trata deste assunto. E percebemos isto não apenas olhando para a presente época ou para o momento atual - de reflorescimento de espiritualidades e de grande interesse no tema -, mas também para outras épocas. Embora o uso da palavra "espiritualidade" seja relativamente recente na história (não mais que há dois séculos), encontramos práticas e consciências de uma vida espiritual, tanto na história do Cristianismo, como nas histórias de outras religiões e religiosidades humanas há milênios. Assim, o objetivo dessa mesa temática é discutir o fenômeno da espiritualidade em suas múltiplas manifestações, tanto no presente como no passado, interessados, sobretudo, em compreender tanto o movimento do Espírito (de onde se deriva a palavra) na história - partindo aqui da compreensão teológica cristã -, como os modos necessariamente plurais de experiência e representação desse movimento.
Coordenadores:
Prof. Dr. Flávio H. O. Silva (FTSA) Prof. Dr. Marcos Orison N. Almeida (FTSA)
Ementa: Os processos de urbanização e globalização presentes nas sociedades ocidentais trouxeram em seu bojo uma série de desafios para suas populações. A igreja cristã como parte integrante da sociedade é, igualmente, atingida pelas consequências desses processos e necessita discernir o atual contexto para responder de maneira pastoral e missiológica a sua vocação de serviço ao mundo. A pessoa de Jesus Cristo, manifestada em sua vida e obra, conforme registrada nas Escrituras, continua sendo a principal referência de fé para a igreja. Explorar essa permanente lente de interpretação e fonte de significado torna-se um caminho estratégico para desenvolver e transmitir aos cristãos conteúdos capazes de direcionar a atuação da igreja objetivando que ela seja relevante e eficaz.
Coordenadores:
Profa. Dra. Cleusa Caldeira (FTSA) Profa. Ma. Vanessa Carvalho (FTSA) Prof. Dr. Wander de Lara Proença (FTSA)
Ementa: A teologia deve ser uma reflexão crítica da manifestação de Deus na história de toda a criação. E, como tal, toda teologia é por princípio contextual. Esse aspecto contextual do labor teológico foi escamoteado por uma suposta objetividade e neutralidade típica do eurocentrismo e sua moral patriarcal. Mas, com os diversos movimentos sociais de libertação surgiram, também, as chamadas “teologias contextuais”, que têm o fazer teológico marcado por sujeitos imersos nas lutas e resistências da comunidade no espaço público, quer sejam os movimentos feministas, os movimentos antirracistas, os movimentos em defesa da casa comum com as questões socioambientais, os movimentos pelos direitos humanos e outras questões fulcrais para a construção do espaço público. Neste horizonte, esta Mesa de Comunicação quer reunir pesquisadoras e pesquisadores que abordem temáticas situadas no campo da Teologia voltadas ao espaço público e às realidades contextuais diversas do contexto brasileiro e latino-americano. Constitui-se, desse modo, oportunidade para diálogos acadêmicos integradores, diversos e plurais, que estabeleçam interfaces da Teologia com outros campos do saber que também direcionam seu olhar para o contexto e a realidade.