apresentação
TEMA E REALIZAÇÃO
Teologia e Cultura: olhares múltiplos e diálogos possíveis
28 a 30 de agosto de 2023 | Faculdade Teológica Sul Americana
Presencial e online
PÚBLICO-ALVO
Estudantes de Teologia e Ciências da Religião, Pesquisadores (Mestrandos e Doutorandos) de Teologia e Ciências da Religião e Docentes (Doutores e Mestres de Teologia e Ciências da Religião)
APRESENTAÇÃO
A FTSA tem a honra de apresentar seu III Simpósio, que terá como tema "Teologia e Cultura: olhares múltiplos e diálogos possíveis". O evento se coloca, desse modo, na esteira da grande área de concentração do programa - Teologia Prática -, mais particularmente, de seu interesse na incidência pública da fé, da espiritualidade e dos ministérios cristãos, partindo da dialogicidade entre seus discursos e práticas vigentes no âmbito das culturas humanas. Partimos, assim, de alguns pressupostos básicos: (1) de que não se faz teologia em um vazio cultural; antes, a teologia mesma é sempre contextual e nasce a partir de uma dada experiência de reflexão e de fé no mundo; (2) de que o diálogo com a cultura já acontece de maneira indireta em toda e qualquer produção teológica consciente do lugar social a partir do qual fala e atua; (3) e, portanto, tanto a teologia quanto a cultura tendem a ser enriquecidas quando dão lugar ao que chamamos aqui de "olhares múltiplos e diálogos possíveis além da fronteira", a saber: entre os lugares-de-fala da teologia e os lugares-de-fala propriamente culturais. Não bastassem as inúmeras produções teológicas que, somente em solo brasileiro, testemunham as inúmeras possibilidades de um profícuo diálogo, fazendo valer o que Tillich chamou de "método de correlação"; ou mesmo as inúmeras produções no campo das artes (a pintura, o cinema, a fotografia, o teatro, a música, etc.) que tematizam as interfaces entre sagrado e humano; recordemos que a própria bíblia - enquanto uma biblioteca de narrativas, poemas e cartas - foi escrita em profunda conexão com uma dada pertença não apenas espaço-temporal, mas também forçosamente cultural. Partindo, portanto, das aproximações entre teologia e cultura que, embora naturais, nem sempre têm sido suficientemente reconhecidas, valorizadas e exploradas, pode-se considerar a pertinência deste evento, que também se fará espaço de encontro, lugar de escuta mútua e de leituras sobre o tempo presente.
OBJETIVOS
Discutir os desafios e as contribuições que a interface entre teologia e cultura traz para nosso campo de estudos (a Teologia), com a contribuição de áreas afins na formulação de perguntas, proposições teóricas e práticas com vistas tanto à execução de práticas ministeriais, como de políticas públicas adequadas às diferentes dimensões da vida societária.
COMISSÕES
Comissão Organizadora:
Dra. Jacqueline Ziroldo (FTSA) - Presidente da Comissão
Dr. Jonathan Menezes (FTSA)
Dr. Marcos Simas (FTSA)
Drndo. André Borges (FTSA)
Me. Cezar Flora (FTSA)
Comitê Científico
Dr. Breno M. Campos (PUC Campinas)
Dr. Carlos Caldas (PUC Minas)
Dr. Jorge Henrique Barro (FTSA)
Dr. Wander de Lara Proença (FTSA)
Secretaria e Apoio Técnico
Secretária Geral: Najla e Talita
Apoio Técnico: MARCOM
programação
28/08 – 1° Dia
19:30 – Conferência de Abertura (Híbrido)
"Ciências da Religião e Teologia: suas faces e interfaces em contextos multiculturais"
Dra. Carolina Teles Lemos (PUC - Goiás)
29/08 – 2° Dia
14:00 – Sessão Temática (Online)
19:30 – Mesa Redonda (Híbrido)
"Cultura Pop, Teologia e Religião"
Dr. Carlos Caldas (PUC Minas), Dr. Iuri Andréas Reblin (EST)
21:00 – Lançamento de livro:
“Quem são os evangélicos” – Dra. Jacqueline e Dr. Caldas, organizadores
30/08 – 3º Dia
14:00 – Sessão Temática (online)
19:30 – Sessão Temática (online)
sessões temáticas
Dra. Jacqueline Ziroldo (FTSA)
Dr. Wander Proença (FTSA)
Ementa: A teologia tem por objetivo principal refletir sobre a manifestação de Deus na história. Tal reflexão, por vezes, se torna a-histórica, estática, longe da realidade social e cultural dos grupos aos quais pertencem. Entretanto, diferente dessa teologia de saber abstrato, surge, cada vez mais, uma teologia consciente das demandas sociais do país, que se propõe a dinamizar a vida das instituições eclesiásticas, lançando-as em um profícuo diálogo com a sociedade brasileira. Trata-se de uma teologia que quer ser prática, relevante e atuante do espaço público. Nesse interim é que essa ST objetiva reunir pesquisadores e pesquisadoras, cujas pesquisas tragam a teologia e/ou religião em diálogo com às realidades contextuais diversas da sociedade brasileira. São bem-vindos trabalhos que falem sobre a teologia/religião na relação com: direitos humanos, relações de gênero e étnicas, questões ambientais, política, desigualdade social, ação social etc. Enfim, busca-se um diálogo acadêmico integrador e de cunho prático que ressalte as demandas urgentes de nossa sociedade e que, ao mesmo tempo, instrumentalizem as comunidades eclesiásticas para uma atuação propositiva na realidade social do país.
inscrições
Todo participante terá direito ao Certificado de participação no Simpósio e na apresentação de trabalhos.
A) Armazenamento dos dados: 1. Estou ciente que os meus dados serão preservados pela FTSA, para gestão do Simpósio no qual me inscrevi e para futuros eventos que a instituição promova.
2. Os dados permanecerão salvos em segurança no banco de dados da instituição, que conta com conexão segura validada por selo de segurança.
B) Utilização dos dados:
O uso do meu nome completo, CPF, e-mail e endereço se destinam exclusivamente para gestão do evento e poderão ser utilizados para:
- Geração de recibos e comprovantes;
- Controle de presença no evento.
O uso do meu nome completo:
- Emissão de Crachás, Credenciais e Certificados;
- Publicação em Caderno de Resumos, Programação e Anais, físicos ou digitais;
- Divulgação pública no site do Congresso, sobre a aprovação de sua proposta de comunicação enviada.
C) Compartilhamento e divulgação dos dados:
Os dados não serão compartilhados com nenhuma outra empresa ou instituição, exceto se faça estritamente necessário para a realização do Congresso no qual me inscrevi, nas situações abaixo:
Transmissão online e controle de presença digital: Google Meet Education
D) Comunicação e contato:
Aceito o contato por e-mail, apenas para envio de mensagens de login, senha, boletos, comprovantes, certificados, ajuda ao usuário e notificações do sistema de evento, com comunicados expressamente voltados para informações relevantes ao evento no qual me inscrevi, excluindo o envio de propagandas diferentes desta natureza.
O contato por telefone estará autorizado, somente se houver minha autorização expressa.
Autorizo o envio por e-mail de qualquer atualização nos Termos de Uso de Dados e poderei pedir o meu descadastramento, se não concordar mais com novas políticas adotadas.
E) Exclusão dos dados:
Tenho ciência que poderei pedir a exclusão dos meus dados a qualquer momento e que ao solicitar, não poderei mais participar dos eventos da instituição.
2) Autorizo o envio de e-mails com informações exclusivamente direcionadas à realização do Simpósio;
3) Caso eu utilize câmera e ou microfone durante a transmissão e ative os equipamentos ou participe durante alguma plenária presencial, concedo o uso da minha imagem e voz, sem fins comerciais, expressamente autorizado pelo o que segue:
a. Utilização e a publicação de minha imagem/foto/áudio nas redes sociais da FTSA;
comunicações
SOBRE O ENVIO DE RESUMOS:
05/06/2023 – Abertura do prazo para envio de resumos para comunicação
14/08/2023 – Encerramento do prazo de envio de resumos para comunicação
21/08/2023 – Devolutiva das comunicações aprovadas
21/08 até 25/08 – Divulgação dos horários das comunicações
30/11/2023 - Publicação do Caderno de Resumos
NORMAS PARA SUBMISSÃO DE PROPOSTAS DE COMUNICAÇÃO
• As propostas de comunicação deverão conter:
• Título centralizado, em fonte Arial 14.
• Nome completo do/a proponente, seguido da maior titulação, Instituição de origem e e-mail para contato.
• Título do ST a que pretende vincular-se.
• Resumo contendo de 250 a 350 palavras, em fonte Arial, tamanho 12 e espaçamento simples entre linhas. Como editor de texto deverá ser usado o Microsoft Word ou outro compatível. Não serão aceitos trabalhos submetidos em formato pdf. A estrutura do resumo deverá conter: introdução, objetivos, método, resultados e conclusão, sem a menção direta desses descritores e sem citações diretas. O resumo deverá ser agrupado num único bloco textual.
• Palavras-chave: no mínimo 3 (três) e, no máximo, 5 (cinco).
• Configuração da página: folha em formato A4 (29,7 x 21 cm); margens: superior e esquerda 3 (três) • cm; inferior e direita 2 (dois) cm.
Observações gerais:
• Cada proponente poderá enviar apenas uma proposta de comunicação para este congresso.
• Serão aceitas propostas de graduandos(as) com iniciação científica (com o professor orientador), pós-graduandos/as e/ou pós-graduados/as.
• Todas as propostas de comunicação deverão ser enviadas exclusivamente por correio eletrônico, com anexos em Word, ou compatíveis, para
anais
SOBRE O ENVIO DOS RESUMOS ESTENDIDOS
No que diz respeito ao envio dos textos ampliados após o envio e aprovação dos resumos, e como parte do processo de submissão e de apresentação da comunicação nos STs, os autores deverão verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. Informamos que as submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores. Prazo final para envio dos resumos expandidos: 31/10.
• O simples envio de uma contribuição original não implica, necessariamente, em sua publicação. Só será publicada se: (a) adequar-se ao perfil dos anais; (b) for aprovada após avaliação e parecer do corpo técnico dos anais.
• A contribuição deverá ser original e inédita, e não poderá estar sendo avaliada para publicação por alguma outra revista, anais ou periódico.
• A revisão gramatical e ortográfica do texto submetido é de responsabilidade do autor. Textos com problemas gramaticais poderão ser devolvidos sem avaliação dos pares.
• Quando o texto for aprovado, a editoria solicitará através de e-mail os dados complementares que julgar necessários.
DIRETRIZES PARA EDIÇÃO DOS RESUMOS ExPANDIDOS
• Nos artigos deverão constar título, resumo e palavras-chave (no mínimo três e no máximo quatro, separadas por ponto).
• O título deverá aparecer centralizado, em negrito, somente a primeira letra maiúscula (salvo em nomes próprios) e fonte Times New Roman, corpo 14.
• Recomenda-se que os artigos tenham entre 8 e 10 páginas, e devem respeitar a seguinte sequência: Título / Resumo / Palavras-chave / Introdução / Texto com subtítulos / Conclusão / Referências.
• A identificação de autoria do trabalho deverá ser incluída no final do artigo, após as Referências, em um texto de 2 linhas com informações biográficas básicas do autor (nome completo do/a(s) autor/a(es/as), titulação mais alta completa, instituição de origem e/ou vinculação, com a função que desempenha e e-mail para contato.
• O resumo deve conter entre 250 e 500 palavras, com espaçamento simples entre as linhas. A estrutura do resumo deve conter: objetivo do artigo, metodologia ou recorte utilizado, dados colhidos e breve conclusão das análises efetuadas.
• O resumo e as palavras-chave devem ser escritos em fonte Times New Roman, corpo 12, com espaço entre linhas simples.
• Os subtítulos dentro do texto deverão constar em Times New Roman, corpo 12, alinhados à esquerda, em negrito, somente a primeira letra maiúscula (salvo em nomes próprios) com um espaço entrelinhas em relação ao parágrafo anterior e sem espaçamento em relação ao parágrafo seguinte. Quando forem numerados deverão ser em algarismos arábicos (respectivamente, na forma 1. e 1.1.).
• A fonte do texto principal deverá ser Times New Roman, corpo 12, com espaçamento entre as linhas “1,5”, com exceção das citações diretas com mais de três linhas (longas) que devem aparecer com recuo à esquerda de 4cm no parágrafo e em fonte Times New Roman, corpo 10, com espaço entre linhas simples e sem aspas. Citações com três linhas ou menos (curtas) devem ser feitas entre aspas, corpo 12.
• A referência a autores deve ser feita ao longo do texto em CAIXA ALTA, segundo as normas da ABNT (6023-2018), no seguinte modelo: (Sobrenome, ano, página); Ex.: (ELIADE, 1992, p. 65). No caso de títulos do mesmo autor publicados no mesmo ano, adicione-se letras em ordem alfabética após a indicação do ano; ex: (DESROCHE, 1985a), (DESROCHE, 1985b), etc.
• As notas, numeradas em ordem crescente e formatadas em fonte Times New Roman, corpo 10, e espaço entrelinhas simples. Com exceção para a identificação dos autores, que deve aparecer na primeira página do texto, todas as outras notas de rodapé devem aparecer ao final do texto e ser reservadas para observações complementares substantivas.
• As palavras que forem destacadas no texto deverão usar sempre itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL), reservando-se as aspas apenas para citações diretas no texto e as figuras e tabelas deverão estar inseridas no texto, e não ao final do documento na forma de anexos. URLs para as referências deverão ser informadas sempre que possível.
• As referências bibliográficas ao final do texto devem trazer apenas as obras e textos citados ao longo do trabalho, com espaço de entrelinhas simples.
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Autores que publicam nestes anais concordam com os seguintes termos:
• Autores mantém os direitos autorais e concedem à FTSA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/bync/4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nestes anais.
• Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nestes anais (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nestes anais.
• Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nestes anais serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros, sem autorização prévia de seus autores legais.