APRESENTAÇÃO     |     PROGRAMAÇÃO     |     INSCRIÇÕES     |     COMUNICAÇÕES     |     ANAIS

Baixe aqui o Certificado de Comunicação

 

apresentação

TEMA E REALIZAÇÃO

Teologia Prática: perspectivas e epistemes
18 a 20 de julho de 2024 | Faculdade Teológica Sul Americana

Presencial e Online

 

PÚBLICO-ALVO

Estudantes de Teologia e Ciências da Religião, Pesquisadores (Mestrandos e Doutorandos) de Teologia e Ciências da Religião e Docentes (Doutores e Mestres de Teologia e Ciências da Religião)

 

APRESENTAÇÃO

O Simpósio do Mestrado Profissional em Teologia da FTSA tem como finalidade proporcionar um espaço de reflexão e discussão acadêmica interdisciplinar sobre abordagens à Teologia e suas áreas correlatas, com temas específicos em cada uma de suas edições, visando aprofundar os saberes entre pesquisadores, docentes e discentes de cursos de Pós-graduação stricto sensu. 

Para a quarta edição, o Simpósio objetiva discutir a Teologia Prática em diferentes perspectivas e epistemes. O tema desdobra-se da natureza dos cursos profissionais e da necessidade de aprofundamento no âmbito destes. Para tanto, traz pesquisadores de distintos programas de Pós-graduação stricto sensu, tendo como ponto comum a natureza profissional ou a ênfase em Teologia Prática dos cursos que atuam. As três palestras principais servem como demonstrativo das discussões: uma abordagem em perspectiva, a partir do Pentecostalismo, uma abordagem aplicada, em diálogo com a Educação, e uma abordagem epistêmica, inserindo o corpo não apenas como objeto, mas como sujeito do fazer teológico. 

Além disso, o Simpósio tem por alvo ser um ambiente de estabelecimento de contatos acadêmicos, bem como de inserção dos discentes de diferentes níveis (graduação e pós-graduação) na comunidade acadêmica.

 

COMITÊ CIENTÍFICO

Profa. Dra. Jacqueline Ziroldo (PPGPT-FTSA) 

Prof. Dr. Éder Wilton Gustavo Félix Calado (PPGPT-FTSA) 

Prof. Dr. Wander de Lara Proença (PPGPT-FTSA) 

Prof. Dr. Marcelo Carneiro (PPGCR-UMESP) 

Prof. Dr. Luiz Alexandre Solano Rossi (PPGT-PUC-PR) 

Prof. Dr. Eduardo Sales de Lima (GRAD.T-CESUMAR) 

Prof. Dr. Carlos Ribeiro Caldas Filho (PPGCR-PUC – MG) 

Profa. Dra. Lídice Meyer Pinto Ribeiro (ULHT) 

 

COMISSÃO ORGANIZADORA

Profa. Dra. Jacqueline Ziroldo (FTSA)

Prof. Dr. Lucas Merlo Nascimento (FTSA) 

Profa. Dra. Denise Martins Américo de Souza (FTSA) 

Prof. Me. Cezar Flora (FTSA) 

Adriano Masiero Neto (discente) 

 

PALESTRANTES

Dr. David Mesquiati de Oliveira  

Dra. Laude Erandi Brandenburg 

Dr. Creômenes Tenório Maciel

 

 

programação

18/07 | Quinta
19h30: Abertura – Coordenação PPG FTSA (presencial e online)
20h: Palestra 1: Teologia prática em perspectiva pentecostal – Dr. Davi Mesquiati de Oliveira (FUV, Vitória, ES) (presencial e online)
Reação: Dr. Wander de Lara Proença (FTSA, Londrina, PR) (presencial e online)

19/07 | Sexta
9h30: Mesa: Teologia prática: questões epistêmicas e contextuais - Dr. Jorge Henrique Barro, Dra. Jacqueline Ziroldo, Dr. Lucas Merlo Nascimento (FTSA, Londrina, PR) (presencial e online)
12h: Intervalo
14h: Sessões Temáticas (online)
17h: Intervalo
19h30:
Palestra 2: Lex orandi, lex credendi: a liturgia como paradigma teológico fundamental – Dr. Creômenes Tenório Maciel (UNICAP, Recife, PE) (presencial e online)
Reação: Prof. Dr. Jonathan Michelson de Menezes (presencial e online)

20/07 | Sábado
9h30: Palestra 3: Teologia Prática e Educação – Dra. Laude Erandi Brandenburg (EST, São Leopoldo, RS) (presencial e online)
Reação: Profa. Dra. Denise Martins Américo de Souza (FTSA, Londrina, PR) (presencial e online)
12h: Intervalo
14h: Sessões temáticas (online).
16h: Encerramento

ST01 – PROTESTANTISMOS E PENTECOSTALISMOS
Coordenadores:
Dr. Marcos Simas (FTSA)
Dr. Ricardo Bitun (Mackenzie)
Me. Caio Vinícius da Silva (FTSA)

Ementa:
Esta Sessão Temática, com sua amplitude e escopo, se propõe a captar, apresentar e debater o dinamismo e as constantes e relevantes transformações que ocorrem no campo religioso protestante e pentecostal brasileiro, em suas múltiplas estruturas e conjunturas, com seus diferentes subtemas, que levantam várias leituras e interpretações entre os pesquisadores do campo religioso.

Intencionamos suscitar novos pesquisadores, assim como aproximar outros pesquisadores desse campo, de variadas disciplinas e instituições, especialmente no campo da Teologia e das Ciências da religião, para provocar uma ampliação de diálogos e debates, além da troca de conhecimentos. Assim, pretendemos criar um fórum temático, agregando pesquisas sobre as diferentes vertentes dos protestantes e dos pentecostais, suas formas de inserção na realidade brasileira e, consequentemente, procurando abarcar uma parte relevante do complexo universo de temáticas relacionadas e correlatas ao tema.
ST02 – BÍBLIA: ABORDAGENS, CONTEXTOS E INTERPRETAÇÕES
Coordenadores:
Dr. Eduardo Sales de Lima (Unicesumar e UniCV)
Dr. Fabrizio Zandonadi Catenassi (PUC-PR)
Dr. Lucas Merlo Nascimento (FTSA)

Ementa:
Considerando a importância da Bíblia para a tradição cristã e, portanto, para a Teologia e as interfaces possíveis com a Teologia Prática, o ST acolhe comunicações que tratam de abordagens, contextos e interpretações ao texto bíblico. Por “abordagens” compreende-se diferentes aproximações, reflexões e propostas teóricas e metodológicas, exegéticas e hermenêuticas ao texto bíblico. Por “contextos” entende-se as distintas dimensões contextuais do texto, seus contextos de produção, contextos literários, intertextualidades e interdiscursividades, bem como os contextos de leitura em apropriações contemporâneas. “Interpretações” concebe-se enquanto distintos exercícios exegéticos e abordagens hermenêuticas a textos específicos. Desta maneira, o ST promove a difusão da pesquisa bíblica em diferentes perspectivas, oportunizando a interdisciplinaridade, bem como o contato entre pesquisadores e pesquisas da área bíblica.

O ST justifica-se pelo papel que a Bíblia desempenha na Teologia, bem como pela multiplicidade de abordagens, contextos e interpretações que emergem nos estudos bíblicos. Dado o tema do Simpósio, os estudos bíblicos possuem interfaces com a Teologia Prática em distintas dimensões, seja fomentando a crítica da realidade ou fundamentando ações pastorais e eclesiais. O ST justifica-se, ainda, por fomentar o aprofundamento dos debates acadêmicos sobre os estudos bíblicos, contribuindo para a expansão da área.
ST03 - EDUCAÇÃO, ENSINO E FILOSOFIA DA RELIGIÃO: PERSPECTIVAS E EPISTEMES PARA TEOLOGIA
Coordenadores:
Dr. Denise Martins Américo de Souza (FTSA)
Me. André Borges (FTSA)
Me. Rosimeire Ferreira Lopes Pereira (ISBL)

Ementa:
A educação e o ensino não existem de forma independente das relações sociais. Assim também ocorre no campo teológico onde deveria promover contextos de reflexões sobre a vida sociocultural dos indivíduos, assim como, a compreensão para o entendimento da expansão da fé. Por esse motivo, nossa proposta é possibilitar espaços para promover apontamentos sobre educação, ensino e filosofia como interface para uma pedagogia prática aplicada a teologia.

O principal objetivo é promover e apresentar discussões acerca da profundidade com que a prática pedagógica pode ser concebida em sua essência e implementada de forma relevante, cidadã e humanizada. Isso, por sua vez, visa a permitir que o conhecimento e o ensino teológico contribuam efetivamente para o processo de formação de uma identidade cristã, necessária para a constituição integral do indivíduo na sociedade. Nessa abordagem, a partir da experiência no processo de um ensino com sentido e significado, possibilita-se criar diálogos com novas perspectivas acerca de ideias, percepções, conceitos, métodos, didáticas como elementos da prática vivida na fé cristã.
ST04 - ESTUDOS DO PROTESTANTISMO EM CONTEXTOS REGIONAIS
Coordenadores:
Dr. Wander de Lara Proença (FSTA)
Dr. Agemir de Carvalho Dias (Sociólogo do Governo do Estado do Paraná)
Ma. Elisabete Fabiana da Paz Santos (FTSA)

Ementa:
A Seção Temática receberá propostas de comunicações orais sobre estudos ou pesquisas referentes aos protestantismos brasileiros, a partir de sua inserção e práticas em contextos locais/regionais, como: ambientes rurais, cidades de fronteira, regiões ribeirinhas, sertão e semiárido, além de outros espaços regionais específicos. Fundamentando-se na interface entre Teologia, História e Ciências Sociais, são considerados estudos que envolvam catalogação e análise de fontes escritas, fontes orais, fontes imagéticas, documentos institucionais, ritos, símbolos, culto, musicalidade, liderança religiosa, produções de história e memória, além de outras práticas de cariz protestante. E ainda, abordagens que envolvam projetos ministeriais e missionais protestantes voltados a demandas sociais, como grupos em vulnerabilidade, população em situação de rua, violência contra a mulher, prevenção à dependência química, dentre outros.

O protestantismo se estabeleceu em diferentes contextos locais brasileiros, promovendo impactos e transformações sociais. No entanto, essa presença é ainda pouco pesquisada academicamente. Essa Seção Temática visa oportunizar a exposição de estudos acerca dessa atuação protestante, pois o visível crescimento evangélico no cenário brasileiro contemporâneo, potencializa a necessidade de análise de questões que envolvem identidade, produção e disputa por bens simbólicos no campo religioso.
ST05 - PRÁTICAS ECLESIAIS E PASTORAIS E INOVADORAS: DESAFIOS E OPORTUNIDADES NA ERA DIGITAL
Coordenadores:
Dr. Jorge Henrique Barro (FTSA)
Me. Messias José dos Santos (FTSA)

Ementa:
Esta Sessão Temática abordará as práticas eclesiais e pastorais na era digital, explorando como líderes religiosos podem usar tecnologias emergentes como ferramentas para o exercício pastoral de maneira eficaz. Poderão ser discutidos tópicos como: cultos e eventos online, aconselhamento e discipulado virtual, engajamento e comunidade online, educação e formação online (híbrida), evangelização digital, recursos digitais (bibliotecas e arquivos digitais, podcasts e blogs, doações e contribuições online (plataformas de doação. campanhas de financiamento coletivo), ferramentas de gestão e administração, entre outros temáticas afins.

A relevância desta Sessão Temática reside na transformação digital que está impactando todas as áreas da sociedade, incluindo a igreja e a pastoral. Com a pandemia de COVID-19 acelerando a adoção de práticas digitais, é crucial que igrejas e suas lideranças pastorais estejam equipados para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades oferecidas pela tecnologia, garantindo assim ações eclesiais e pastorais mais acessíveis e relevantes. A incorporação da tecnologia no ministério da igreja e da pastoral não apenas amplia o alcance e a eficácia de suas práticas, como também oferece novas maneiras de conectar e apoiar a comunidade de fé. A reflexão e adaptação às mudanças tecnológicas é essencial para que a igreja e a pastoral permaneçam relevantes e eficazes também agora na era digital.
ST06 - TEOLOGIA, LITERATURA E LINGUAGEM
Coordenadores:
Dr. Éder Wilton Gustavo Felix Calado (FTSA)
Dr. Luiz Carlos Migliozzi Ferreira de Mello (UEL)

Ementa:
Todo conhecimento é mediado e representado pela linguagem humana em seu sentido amplo. Em um texto, bíblico ou não, seus sentidos nascem das relações que são estabelecidas no seu interior. Um leitor só pode compreender os sentidos do texto, quando estabelece relações naquilo que lê. Essas relações são estabelecidas pelas pistas espalhadas no interior do texto. Por outro lado, as relações também são reconstruídas graças à mediação entre o discurso e o contexto sócio-histórico no qual surge aquele discurso. Portanto, a historicidade de um texto, bíblico ou não, é inerente à sua materialidade textual. O texto é, ao mesmo tempo, objeto de significação e objeto histórico. Assim concebido, o texto bíblico torna-se um repositório de inigualável riqueza a partir do qual posturas teológicas são concebidas. Suscita também interconexões entre diferentes áreas do conhecimento, dentre elas a filosofia, a história, o Estado, a música, a linguística, a literatura, outras manifestações artísticas etc. O objetivo dessa seção temática é acolher trabalhos que olham para o texto bíblico sob essa perspectiva epistemológica.

Se todo conhecimento é mediado pela linguagem humana, isso não é diferente na teologia e na religião. Os rituais, a Bíblia, as doutrinas e as práticas seguem esta lógica e são significados por meio da linguagem, a qual é carregada pela história. Além dessas questões inerentes à linguagem, muitos dos trabalhos executados pelos teólogos, exegese, pregação, estudos bíblicos entre outros, são de natureza linguística. Essas questões justificam a relevância desta seção proposta, todavia, por seu caráter interdisciplinar. A relevância desta Sessão Temática reside na transformação digital que está impactando todas as áreas da sociedade, incluindo a igreja e a pastoral. Com a pandemia de COVID-19 acelerando a adoção de práticas digitais, é crucial que igrejas e suas lideranças pastorais estejam equipados para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades oferecidas pela tecnologia, garantindo assim ações eclesiais e pastorais mais acessíveis e relevantes. A incorporação da tecnologia no ministério da igreja e da pastoral não apenas amplia o alcance e a eficácia de suas práticas, como também oferece novas maneiras de conectar e apoiar a comunidade de fé. A reflexão e adaptação às mudanças tecnológicas é essencial para que a igreja e a pastoral permaneçam relevantes e eficazes também agora na era digital.
ST07 - CAMPO RELIGIOSO EVANGÉLICO BRASILEIRO: NOVAS DINÂMICAS, PERMANÊNCIAS E TRANSFORMAÇÕES
Coordenadores:
Dra. Jacqueline Ziroldo (FTSA)
Dr. Jefferson Zeferino (PUC-Capinas)
Me. Neimar Plack Brawers (FTSA)

Ementa:
Essa sessão temática tem por objetivo reunir estudos e análises das formas da religiosidade evangélica no cenário nacional, buscando estudar, também, a formação de novos ajuntamentos religiosos evangélicos. O ST receberá propostas de comunicação que se enquadrem em ao menos um dos seguintes eixos. No âmbito institucional (eclesiástico) são bem-vindos trabalhos que analisem as formas e dinâmicas internas do funcionamento de tradições evangélicas mais consolidadas historicamente no cenário nacional, bem como das novas formas híbridas de igrejas evangélicas que estão surgindo em todo o país, principalmente em grandes centros urbanos. Nesse caso as temáticas podem envolver aspetos de culto, liderança, ensino eclesiástico etc. O segundo eixo propõe uma análise no âmbito da religião informal e busca reunir pesquisadores interessados nas formações religiosas não institucionalizadas, na reflexão sobre o que vem sendo chamado de pessoas desigrejadas, pós-evangélicas, ex-evangélicas, entre outras dinâmicas também crescentes no meio evangélico brasileiro.

A justificativa do ST se encontra na grande diversidade das dinâmicas entre tradições históricas, novas formas de igrejas e movimentos não institucionais (ou pós-institucionais) dentro do escopo denominado de evangélico. O ST tem uma característica interdisciplinar e propõe o diálogo entre Teologia e Ciências da Religião.
ST08 - ECOTEOLOGIA, GÊNERO E DIREITOS HUMANOS
Coordenadores:
Dra. Carolina Bezerra (EST)
Dra. Cleusa Caldeira (FAJE)
Dra. Jaci de Fátima Souza Candiotto (PUC-PR)
Dra. Valéria Vilhena (EIG)

Ementa:
Cientistas ecológicos têm alertado sobre as mudanças climáticas e as decorrentes catástrofes naturais como uma realidade que coloca em risco o futuro da humanidade. A crise climática está enraizada na racionalidade moderna, que é patriarcal, generificada, racializada, androcêntrica e antropocêntrica, e, que construiu relações binárias e hierárquicas, tais como, homem-mulher, cultura-natureza, céu-terra, branco-negro. E o cristianismo, mais especificamente a teologia cristã arraigada na cultura judaico-helênica, legitimou o imaginário sociorreligioso de subordinação e dominação da terra, das mulheres, de pessoas não brancas e não cristãs. E, consequentemente, projetou uma salvação somente para além da morte. Isso tem contribuído para uma inércia fatalística diante dos problemas da crise climática e uma vida sustentável, colocando em risco o futuro das próximas gerações. A ecoteologia-transfeminista-negra, parte do pressuposto de que a humanidade e a Terra têm a mesma origem e mesmo destino. E, assim, busca responder teologicamente ao clamor da criação com um compromisso renovado com a Casa Comum (oikos) e os Direitos Humanos, visto que a luta pelo direito à terra, seja por parte do indígena, do migrante, do pobre, do afrodescendente - é a mesma luta profética empreendida pela ecoteologia. Trata-se de recuperar a harmonia, a interrelacionalidade entre humanidade e planeta, reconhecida de vivência interplanetária.

Com esta Sessão Temática, portanto, propomos investigar mais e melhor as relações das mulheres em suas mulheridades tranversais com o meio ambiente; por exemplo, como a camada de opressão social do racismo e generificação ambiental afetam muito mais umas pessoas do que outras. Por isso, uma proposição interseccionada, transversal das ecoteologias-transfeministas-negras como proposta de repensar o lugar das mulheres e do meio ambiente, a fim de que se sejam tecidas novas práticas de cuidado e bem-estar, que garanta a dignidade de toda vida planetária. Espera-se que este seja um espaço para aprofundar o estudo em questão e contribuir com novas reflexões de forma interdisciplinar. Que ele aproxime abordagens, integre questões e teça uma visão teológica capaz de gerar novos imaginários socioculturais e religiosos de valorização e preservação da nossa Casa Comum. Serão, portanto, bem-vindas propostas que entrecruzam quaisquer dos nossos eixos temáticos que discutam possíveis causadores de desarmonia, violações da dignidade e dos direitos a uma vida plena.
ST09 - RELEITURAS DO NOVO TESTAMENTO: A CONTRIBUIÇÃO DOS EVANGELHOS E TEXTOS PAULINOS PARA A TEOLOGIA PRÁTICA
Coordenadores:
Dr. Flavio Henrique de Oliveira (FTSA)
Dr. Marcos Orison Nunes de Almeida (FTSA)
Dr. Marcelo da Silva Carneiro (UMESP)
Dr. Paulo Roberto Garcia (UCEL-Argentina)

Ementa:
Considerando a forte influência das Escrituras na construção da vivência da Igreja Cristã em sua Teologia Prática, em especial nas expressões de suas ações, ministérios, atividades e cultos comunitários, faz-se necessário o constante exercício de revisitação de seus fundamentos. Embora a prática da Igreja seja grandemente dirigida pela tradição, via de regra entende-se que esta seja fundamentada em algum entendimento bíblico-teológico. Diante dos desafios impostos pelo contexto contemporâneo à Igreja e sociedade, novas oportunidades hermenêuticas são oferecidas. Portanto, essa sessão temática propõe a releitura de parte dos textos que compõem o Novo Testamento, a saber, os Evangelhos e os textos paulinos, com esse objetivo. Intencionamos ler, entender e interpretar os textos assinalados, em busca de propostas que atendam às necessidades das comunidades de fé e da sociedade, e alimentem a teologia prática da Igreja Cristã.
ST10 - ARTE E PROTESTANTISMO
Coordenadores:
Dr. Carlos Caldas (PUC-Minas)
Me. Wilson Avilla

Ementa:
Esta proposta de Seção Temática tem por objetivo abordar a complexa e multifacetada relação entre as práticas artísticas e as diversas tradições protestantes ao longo da história, explorando perspectivas analíticas sobre a produção e a percepção da arte no plano histórico do desenvolvimento dos estilos. Do iconoclasmo protestante, passando pela reavaliação das expressões artísticas, de simplicidade didática, à tensão produtiva para conciliar a fé reformada, cada elemento do estudo revela como a arte é também instrumento de afirmação de identidades religiosas e culturais.

A abordagem tem grande relevância no campo da Teologia pois oferece visões sobre como a arte molda as experiências e expressões religiosas. Identificar as interações entre Teologia e Arte significa também compreender a riqueza da herança cultural protestante, bem como suas implicações contemporâneas.

 

inscrições

Todo participante terá direito ao Certificado de participação no Simpósio e na apresentação de trabalhos.

Prazo para as inscrições até 15/07/2024 | Valores:
1- Alunos de pós-graduação: R$25,00
2- Professores: R$50,00
3- Alunos de graduação: R$0,00
4- Professores da FTSA e convidados: R$0,00

POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Ciente do compromisso assumido com os nossos alunos, a Associação Cristã Evangélica Sul Americana (ACESA). mantenedora da Faculdade Teológica Sul Americana, está se adaptando à nova legislação LGPD. E para que possamos dar maior segurança aos seus dados pessoais foi criado um Comitê Gestor de Proteção de Dados, que iniciou uma auditoria interna para identificar quais dados pessoais são coletados e tratados, durante a vigência do contrato e também do prazo exigido pela lei. Continue lendo a Política de Privacidade da FTSA aqui >>
TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE DADOS
Ao me cadastrar para participação desse Simpósio, aceito compartilhar os meus dados pessoais e confirmo estar ciente de todos os Termos de Uso de Dados da FTSA para gerenciamento de seus eventos, conforme os termos descritos abaixo:

A) Armazenamento dos dados:
1. Estou ciente que os meus dados serão preservados pela FTSA, para gestão do Simpósio no qual me inscrevi e para futuros eventos que a instituição promova.
2. Os dados permanecerão salvos em segurança no banco de dados da instituição, que conta com conexão segura validada por selo de segurança.

B) Utilização dos dados:
O uso do meu nome completo, CPF, e-mail e endereço se destinam exclusivamente para gestão do evento e poderão ser utilizados para:
- Geração de recibos e comprovantes;
- Controle de presença no evento.

O uso do meu nome completo:
- Emissão de Crachás, Credenciais e Certificados;
- Publicação em Caderno de Resumos, Programação e Anais, físicos ou digitais;
- Divulgação pública no site do Congresso, sobre a aprovação de sua proposta de comunicação enviada.

C) Compartilhamento e divulgação dos dados:
Os dados não serão compartilhados com nenhuma outra empresa ou instituição, exceto se faça estritamente necessário para a realização do Congresso no qual me inscrevi, nas situações abaixo:
Transmissão online e controle de presença digital: Google Meet Education

D) Comunicação e contato:
Aceito o contato por e-mail, apenas para envio de mensagens de login, senha, boletos, comprovantes, certificados, ajuda ao usuário e notificações do sistema de evento, com comunicados expressamente voltados para informações relevantes ao evento no qual me inscrevi, excluindo o envio de propagandas diferentes desta natureza.
O contato por telefone estará autorizado, somente se houver minha autorização expressa.
Autorizo o envio por e-mail de qualquer atualização nos Termos de Uso de Dados e poderei pedir o meu descadastramento, se não concordar mais com novas políticas adotadas.

E) Exclusão dos dados:
Tenho ciência que poderei pedir a exclusão dos meus dados a qualquer momento e que ao solicitar, não poderei mais participar dos eventos da instituição.
TERMOS DE ACEITE PARA PARTICIPAÇÃO NO SIMPÓSIO
1) Estou ciente que o Simpósio será realizado por meio híbrido, presencial e com transmissão online e somente inscritos terão acesso.

2) Autorizo o envio de e-mails com informações exclusivamente direcionadas à realização do Simpósio;

3) Caso eu utilize câmera e ou microfone durante a transmissão e ative os equipamentos ou participe durante alguma plenária presencial, concedo o uso da minha imagem e voz, sem fins comerciais, expressamente autorizado pelo o que segue:

a. Utilização e a publicação de minha imagem/foto/áudio nas redes sociais da FTSA;

comunicações

SOBRE O ENVIO DE RESUMOS:

17/05/2024 – Abertura do prazo para envio de resumos para comunicação
30/06/2024 – Encerramento do prazo de envio de resumos para comunicação
15/07/2024 – Devolutiva das comunicações aprovadas
17/07/2024– Divulgação dos horários das comunicações
30/11/2024- Publicação do Caderno de Resumos

 

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE PROPOSTAS DE COMUNICAÇÃO

• As propostas de comunicação deverão conter:

• Título centralizado, em fonte Arial 14.

• Nome completo do/a proponente, seguido da maior titulação, Instituição de origem e e-mail para contato.

• Título do ST a que pretende vincular-se.

• Resumo contendo de 250 a 350 palavras, em fonte Arial, tamanho 12 e espaçamento simples entre linhas. Como editor de texto deverá ser usado o Microsoft Word ou outro compatível. Não serão aceitos trabalhos submetidos em formato pdf. A estrutura do resumo deverá conter: introdução, objetivos, método, resultados e conclusão, sem a menção direta desses descritores e sem citações diretas. O resumo deverá ser agrupado num único bloco textual.

• Palavras-chave: no mínimo 3 (três) e, no máximo, 5 (cinco).

• Configuração da página: folha em formato A4 (29,7 x 21 cm); margens: superior e esquerda 3 (três) • cm; inferior e direita 2 (dois) cm.

Observações gerais:
• Cada proponente poderá enviar apenas uma proposta de comunicação para este congresso.

 Serão aceitas propostas de graduandos(as) com iniciação científica (com o professor orientador), pós-graduandos/as e/ou pós-graduados/as.

• Todas as propostas de comunicação deverão ser enviadas exclusivamente por correio eletrônico, com anexos em Word, ou compatíveis, para 

simposiompt@ftsa.edu.br  

anais

SOBRE O ENVIO DOS RESUMOS ESTENDIDOS

No que diz respeito ao envio dos textos ampliados após o envio e aprovação dos resumos, e como parte do processo de submissão e de apresentação da comunicação nos STs, os autores deverão verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. Informamos que as submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores. Prazo final para envio dos resumos expandidos: 31/10.

• O simples envio de uma contribuição original não implica, necessariamente, em sua publicação. Só será publicada se: (a) adequar-se ao perfil dos anais; (b) for aprovada após avaliação e parecer do corpo técnico dos anais.

• A contribuição deverá ser original e inédita, e não poderá estar sendo avaliada para publicação por alguma outra revista, anais ou periódico.

• A revisão gramatical e ortográfica do texto submetido é de responsabilidade do autor. Textos com problemas gramaticais poderão ser devolvidos sem avaliação dos pares.

• Quando o texto for aprovado, a editoria solicitará através de e-mail os dados complementares que julgar necessários.

 

DIRETRIZES PARA EDIÇÃO DOS RESUMOS EXPANDIDOS

• Nos artigos deverão constar título, resumo e palavras-chave (no mínimo três e no máximo quatro, separadas por ponto).

• O título deverá aparecer centralizado, em negrito, somente a primeira letra maiúscula (salvo em nomes próprios) e fonte Times New Roman, corpo 14.

• Recomenda-se que os artigos tenham entre 8 e 10 páginas, e devem respeitar a seguinte sequência: Título / Resumo / Palavras-chave / Introdução / Texto com subtítulos / Conclusão / Referências.

• A identificação de autoria do trabalho deverá ser incluída no final do artigo, após as Referências, em um texto de 2 linhas com informações biográficas básicas do autor (nome completo do/a(s) autor/a(es/as), titulação mais alta completa, instituição de origem e/ou vinculação, com a função que desempenha e e-mail para contato.

• O resumo deve conter entre 250 e 500 palavras, com espaçamento simples entre as linhas. A estrutura do resumo deve conter: objetivo do artigo, metodologia ou recorte utilizado, dados colhidos e breve conclusão das análises efetuadas.

• O resumo e as palavras-chave devem ser escritos em fonte Times New Roman, corpo 12, com espaço entre linhas simples.

• Os subtítulos dentro do texto deverão constar em Times New Roman, corpo 12, alinhados à esquerda, em negrito, somente a primeira letra maiúscula (salvo em nomes próprios) com um espaço entrelinhas em relação ao parágrafo anterior e sem espaçamento em relação ao parágrafo seguinte. Quando forem numerados deverão ser em algarismos arábicos (respectivamente, na forma 1. e 1.1.).

• A fonte do texto principal deverá ser Times New Roman, corpo 12, com espaçamento entre as linhas “1,5”, com exceção das citações diretas com mais de três linhas (longas) que devem aparecer com recuo à esquerda de 4cm no parágrafo e em fonte Times New Roman, corpo 10, com espaço entre linhas simples e sem aspas. Citações com três linhas ou menos (curtas) devem ser feitas entre aspas, corpo 12.

• A referência a autores deve ser feita ao longo do texto em CAIXA ALTA, segundo as normas da ABNT (6023-2018), no seguinte modelo: (Sobrenome, ano, página); Ex.: (ELIADE, 1992, p. 65). No caso de títulos do mesmo autor publicados no mesmo ano, adicione-se letras em ordem alfabética após a indicação do ano; ex: (DESROCHE, 1985a), (DESROCHE, 1985b), etc.

• As notas, numeradas em ordem crescente e formatadas em fonte Times New Roman, corpo 10, e espaço entrelinhas simples. Com exceção para a identificação dos autores, que deve aparecer na primeira página do texto, todas as outras notas de rodapé devem aparecer ao final do texto e ser reservadas para observações complementares substantivas.

• As palavras que forem destacadas no texto deverão usar sempre itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL), reservando-se as aspas apenas para citações diretas no texto e as figuras e tabelas deverão estar inseridas no texto, e não ao final do documento na forma de anexos. URLs para as referências deverão ser informadas sempre que possível.

• As referências bibliográficas ao final do texto devem trazer apenas as obras e textos citados ao longo do trabalho, com espaço de entrelinhas simples.

 

DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL

Autores que publicam nestes anais concordam com os seguintes termos:

• Autores mantém os direitos autorais e concedem à FTSA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/bync/4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nestes anais.

• Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nestes anais (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nestes anais.

• Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Os nomes e endereços informados nestes anais serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros, sem autorização prévia de seus autores legais.