APRESENTAÇÃO     |     PROGRAMAÇÃO     |     INSCRIÇÕES     |     COMUNICAÇÕES     |     ANAIS

apresentação

TEMA E REALIZAÇÃO

Teologia e Cultura: olhares múltiplos e diálogos possíveis 
28 a 30 de agosto de 2023 | Faculdade Teológica Sul Americana

Presencial e online

 

PÚBLICO-ALVO

Estudantes de Teologia e Ciências da Religião, Pesquisadores (Mestrandos e Doutorandos) de Teologia e Ciências da Religião e Docentes (Doutores e Mestres de Teologia e Ciências da Religião)

 

APRESENTAÇÃO

A FTSA tem a honra de apresentar seu III Simpósio, que terá como tema "Teologia e Cultura: olhares múltiplos e diálogos possíveis". O evento se coloca, desse modo, na esteira da grande área de concentração do programa - Teologia Prática -, mais particularmente, de seu interesse na incidência pública da fé, da espiritualidade e dos ministérios cristãos, partindo da dialogicidade entre seus discursos e práticas vigentes no âmbito das culturas humanas. Partimos, assim, de alguns pressupostos básicos: (1) de que não se faz teologia em um vazio cultural; antes, a teologia mesma é sempre contextual e nasce a partir de uma dada experiência de reflexão e de fé no mundo; (2) de que o diálogo com a cultura já acontece de maneira indireta em toda e qualquer produção teológica consciente do lugar social a partir do qual fala e atua; (3) e, portanto, tanto a teologia quanto a cultura tendem a ser enriquecidas quando dão lugar ao que chamamos aqui de "olhares múltiplos e diálogos possíveis além da fronteira", a saber: entre os lugares-de-fala da teologia e os lugares-de-fala propriamente culturais. Não bastassem as inúmeras produções teológicas que, somente em solo brasileiro, testemunham as inúmeras possibilidades de um profícuo diálogo, fazendo valer o que Tillich chamou de "método de correlação"; ou mesmo as inúmeras produções no campo das artes (a pintura, o cinema, a fotografia, o teatro, a música, etc.) que tematizam as interfaces entre sagrado e humano; recordemos que a própria bíblia - enquanto uma biblioteca de narrativas, poemas e cartas - foi escrita em profunda conexão com uma dada pertença não apenas espaço-temporal, mas também forçosamente cultural. Partindo, portanto, das aproximações entre teologia e cultura que, embora naturais, nem sempre têm sido suficientemente reconhecidas, valorizadas e exploradas, pode-se considerar a pertinência deste evento, que também se fará espaço de encontro, lugar de escuta mútua e de leituras sobre o tempo presente.

 

OBJETIVOS

Discutir os desafios e as contribuições que a interface entre teologia e cultura traz para nosso campo de estudos (a Teologia), com a contribuição de áreas afins na formulação de perguntas, proposições teóricas e práticas com vistas tanto à execução de práticas ministeriais, como de políticas públicas adequadas às diferentes dimensões da vida societária.

 

COMISSÕES

Comissão Organizadora:
Dra. Jacqueline Ziroldo (FTSA) - Presidente da Comissão
Dr. Jonathan Menezes (FTSA)
Dr. Marcos Simas (FTSA)
Drndo. André Borges (FTSA)
Me. Cezar Flora (FTSA)

Comitê Científico
Dr. Breno M. Campos (PUC Campinas)
Dr. Carlos Caldas (PUC Minas)
Dr. Jorge Henrique Barro (FTSA)
Dr. Wander de Lara Proença (FTSA)

Secretaria e Apoio Técnico
Secretária Geral: Najla e Talita
Apoio Técnico: MARCOM

e

programação

28/08 – 1° Dia
19:30 – Conferência de Abertura (Híbrido)
"Ciências da Religião e Teologia: suas faces e interfaces em contextos multiculturais"
Dra. Carolina Teles Lemos (PUC - Goiás)

29/08 – 2° Dia
14:00 – Sessão Temática (Online)
19:30 – Mesa Redonda (Híbrido)
"Cultura Pop, Teologia e Religião"
Dr. Carlos Caldas (PUC Minas), Dr. Iuri Andréas Reblin (EST)


21:00 – Lançamento de livro:
“Quem são os evangélicos” – Dra. Jacqueline e Dr. Caldas, organizadores

30/08 – 3º Dia
14:00 – Sessão Temática (online)
19:30 – Sessão Temática (online)

 

sessões temáticas

TEOLOGIA PRÁTICA E CONTEXTOS SOCIAIS
Coordenadores:
Dra. Jacqueline Ziroldo (FTSA)
Dr. Wander Proença (FTSA)

Ementa:
A teologia tem por objetivo principal refletir sobre a manifestação de Deus na história. Tal reflexão, por vezes, se torna a-histórica, estática, longe da realidade social e cultural dos grupos aos quais pertencem. Entretanto, diferente dessa teologia de saber abstrato, surge, cada vez mais, uma teologia consciente das demandas sociais do país, que se propõe a dinamizar a vida das instituições eclesiásticas, lançando-as em um profícuo diálogo com a sociedade brasileira. Trata-se de uma teologia que quer ser prática, relevante e atuante do espaço público. Nesse interim é que essa ST objetiva reunir pesquisadores e pesquisadoras, cujas pesquisas tragam a teologia e/ou religião em diálogo com às realidades contextuais diversas da sociedade brasileira. São bem-vindos trabalhos que falem sobre a teologia/religião na relação com: direitos humanos, relações de gênero e étnicas, questões ambientais, política, desigualdade social, ação social etc. Enfim, busca-se um diálogo acadêmico integrador e de cunho prático que ressalte as demandas urgentes de nossa sociedade e que, ao mesmo tempo, instrumentalizem as comunidades eclesiásticas para uma atuação propositiva na realidade social do país.
A MENSAGEM DO ETERNO ATRAVÉS DA ARTE
Dr. Jonathan Menezes (FTSA)
Dr. Marcos Orison N. Almeida (FTSA)
Dr. Alfredo dos Santos Oliva (UEL)

Ementa:
Uma das formas de manifestação cultural mais significativas da humanidade se dá por meio da expressão artística. Difícil é explicar e sistematizar o que compreendemos como arte. No entanto, podemos de maneira simplificada concebê-la como sendo a atividade humana referente a manifestações de ordem estética a partir de percepções, emoções e ideias, como expressão pessoal ou coletiva, que visam comunicar e estimular sensações e compreensões da vida. Pensando na arte também como uma atividade natural e inerente ao ser humano, ela pode ser utilizada como veículo de interação, comunicação e diálogo com a Teologia. Mais especificamente, podemos utilizar o olhar da arte, ou do artista, para fazer aproximações da realidade e estabelecer pontes de contato com a mensagem teológica. No início da era cristã, a arte foi utilizada para comunicar importantes conteúdos, principalmente por meio de esculturas, pinturas e vitrais, levando-se em consideração que a grande maioria da população era iletrada. Esse tipo de arte foi denominado sacra, em uma tentativa de diferenciá-la de outras manifestações que não faziam alusão aos conteúdos considerados cristãos. A Reforma Protestante, no entanto, tomou o caminho do ascetismo, esvaziando em grande medida a presença e uso das expressões artísticas, em especial aquelas que produziam algum tipo de imagem. Praticamente, apenas a música manteve-se presente no espaço religioso. Em tempos mais recentes, algumas tentativas de ampliação do uso das artes nas liturgias, tais como dança, teatro e pintura, foram implementadas. Essas tentativas, porém, mantiveram a distinção entre arte sacra e profana, restringindo a percepção da arte como expressão da alma humana capaz de estabelecer diálogo com a reflexão teológica, mesmo em ambientes litúrgicos. Com base nessa argumentação, esta ST pretende refletir sobre a aplicação prática do uso instrumental da arte como estímulo para a reflexão teológica e comunicação da mensagem cristã. Ela pretende, também, uma maior interação entre a arte em geral e a reflexão teológica, buscando a superação do hiato sagrado-profano, na observação e uso de obras artísticas populares.
O DIÁLOGO POSSÍVEL ENTRE TEOLOGIA E SABERES ORIGINÁRIOS
Dr. Alonso Gonçalves
Dr. Adriel Moreira Barbosa (UNIAGRAN)

Ementa:
Essa ST dialogará a partir de uma pergunta: “Quais as possibilidades de haver um diálogo entre teologia e os saberes dos povos originários do Brasil?”. Uma vez que há essas possiblidades, a ST receberá trabalhos (comunicações orais) que procuram abordar esse tema tendo como pressuposto o tema geral do III Simpósio do Mestrado Profissional em Teologia da FTSA, qual seja, “Teologia e cultura: olhares múltiplos e diálogos possíveis”. Considerando o cenário em que o mundo se encontra com a agenda ecológica, se faz necessário tratar das culturas que permeiam o nosso contexto. Se por um lado há uma cultura consumista, individualista da sociedade tida como “moderna”; por outro lado, há uma cultura que se compreende abrangente e integradora com a Natureza dos povos originários. Assim, trabalhos que procuram fazer essas pontes, por meio da teologia, serão bem-vindos. Espera-se discutir textos que se propõem a tratar do tema com criatividade e criticidade.
TEOLOGIA E EDUCAÇÃO
Dra. Denise Martins Américo de Souza (FTSA)
Me. Felipe Nakamura (FTSA)

Ementa:
Mencionar sobre as interfaces entre Teologia e Educação significa pensar em uma relação longa e abrangente. Dentro de uma perspectiva histórica, ela já existia antes mesmo de se tornarem áreas do conhecimento científico, sendo, de maneira bem resumida e limitada, a teologia como o discurso sobre o divino e a educação como o processo de ensino e aprendizado. Pensando na relação partindo da teologia é possível mencionar que os textos sagrados eram utilizados com intuito de alfabetização nas sinagogas. Prática essa que, de certa forma, é mantida na atualidade nas igrejas. Houve e ainda há investimento de tempo, recursos financeiros e pessoas em Escolas Bíblicas ou em cursos instrumentais de áreas relativas à dinâmica eclesiástica. Além disso, durante a Idade Média, ordens monásticas se preocuparam com seu papel educacional, construíram bibliotecas e fizeram cópias de muitos livros preservando assim o conhecimento para as próximas gerações. Na contemporaneidade existem tradicionais instituições educacionais de confissão religiosa que atuam no Ensino Fundamental e Médio, além dos cursos de Teologia no Ensino Superior, sejam eles confessionais ou interdenominacionais. Já partindo da educação, um aspecto da relação é percebido com a fundação das universidades também no período da Idade Média, sendo a Teologia um dos cursos básicos juntamente com Artes, Direto e Medicina. Apesar de que com o passar do tempo, a Teologia foi perdendo espaço no âmbito universitário, como acabou de ser mencionado, ainda existem cursos de Ensino Superior em Teologia. Considerando isso, essa ST tem por escopo as diversas interfaces entre Teologia e Educação podendo abordar uma perspectiva histórica, filosófica, pedagógica, de prática contemporânea, entre outras.
PROTESTANTISMOS E PENTECOSTALISMOS
Dr. Marcos Simas (FTSA)
Dr. Ricardo Bitum (UPM)

Ementa:
Esta ST, com sua amplitude e escopo, se propõe a captar, apresentar e debater o dinamismo e as constantes e relevantes transformações que ocorrem no campo religioso protestante e pentecostal brasileiro, em suas múltiplas estruturas e conjunturas, com seus diferentes subtemas, que levantam várias leituras e interpretações entre os pesquisadores do campo religioso. Diante disso, nosso interesse é o de suscitar novos pesquisadores dentro da FTSA, assim como aproximar outros pesquisadores desse campo, de variadas disciplinas e instituições, especialmente no campo da Teologia e das Ciências da religião, para provocar uma ampliação de conhecimentos, diálogos e debates. Assim, intencionamos criar dentro da FTSA um fórum temático, agregando pesquisas sobre as diferentes vertentes dos protestantes e dos pentecostais, suas formas de inserção na realidade brasileira e, consequentemente, procurando abarcar uma parte relevante do complexo universo de temáticas relacionadas e correlatas ao tema.
CULTURA POP, TEOLOGIA E RELIGIÃO
Dr. Carlos Caldas (PUC Minas)
Ma. Evane Lima (PUC Minas)

Ementa:
A cultura pop, por ser uma cultura de massa, abarca uma série de expressões artísticas e midiáticas, como cinema, histórias em quadrinhos (tanto as do gênero super aventura, dos quadrinhos mainstream de produção norte-americana como também produções alternativas de outras expressões linguísticas, como por exemplo, brasileiras, francesas, japonesas e italianas), as literaturas de fantasia, fantástica e de ficção cientifica, vários estilos musicais contemporâneos, e outras mídias, como games de vários tipos. À primeira vista é um tipo de expressão cultural voltada apenas para o entretenimento. Todavia, um olhar mais atento permite perceber que ela tem se configurado como espaço para a formação de vínculos de identidade e comunidade. A teologia, como discurso sobre Deus, se configura como saber que exige rigor acadêmico, em primeira instância parece caminhar em direção oposta à cultura pop. No entanto, nos últimos anos o interesse em estudar a relação entre esses dois temas tem aumentado no meio acadêmico. Esta ST irá acolher comunicações de pós-graduandos e de pesquisadores seniors que se insiram nessa interface entre cultura pop, teologia e estudos de religião, que possibilitem uma reflexão crítica a respeito de como estas produções culturais apresentam o fenômeno religioso, bem como contribuem para o diálogo entre teologia e cultura. Em resumo: manifestações da cultura pop podem veicular conteúdos teológicos? Podem ser objetos de estudo de cientistas da religião? Estas são as “perguntas geradoras” que deverão nortear as comunicações acolhidas pela ST Cultura pop, teologia e religião.
BÍBLIA E ESTUDOS CULTURAIS
Dr. Eduardo Sales de Lima (Unicesumar e UniCV)
Dr. Fabrizio Zandonadi Catenassi (PUC PR)
Me. Lucas Merlo Nascimento (FTSA)

Ementa:
A partir do tema do simpósio “Teologia e Cultura: Olhares múltiplos e diálogos possíveis além da fronteira”, esta ST acolhe e inter-relaciona propostas das áreas de Estudos Bíblicos e Estudos Culturais, em perspectiva interdisciplinar, que analisam formas, estratégias e problemas de produção, transmissão e transformação cultural e seus significados no contexto bíblico ou nos processos de recepção, releituras, hermenêuticas e práticas dos textos bíblicos na história e no contemporâneo. A ST promove a divulgação e discussão de trabalhos e propostas da pesquisa bíblica com contribuições da teologia, sociologia, história, antropologia, teoria literária, estudos de gênero, etnografia, estudos de fronteira, estudos pós/de-coloniais, leituras oriundas de hermenêuticas contextuais que analisem e/ou problematizem temas, textos, contextos, métodos, traduções, edições, editorações dos textos bíblicos relacionados, considerando a complexidade do objeto, dos métodos e abordagens. Assim, são aceitas propostas que exploram os elementos culturais geradores, pressupostos ou implicados nos textos bíblicos e seus contextos; articulam teoricamente abordagens e métodos exegéticos e hermenêuticos; analisam significados e interpretações, considerando as práticas de leitura e diferentes formas de recepção dos textos, e a dinâmica de produção, negociação, transformação e negação de sentidos em diferentes contextos; questionam interpretações hegemônicas e exploram o papel da Bíblia na construção de identidades, relações de poder e hierarquias culturais, ampliando vozes e interpretações de fronteira; examinam o impacto do colonialismo e do imperialismo na interpretação e recepção dos textos bíblicos, e o uso da Bíblia como instrumento de dominação e resistência; analisam as representações e dinâmicas de gênero e sexualidade nos textos bíblicos, bem como as implicações dessas representações para a compreensão e a vivência contemporânea.
MISSÃO INTEGRAL E OS DESAFIOS DA HERMENÊUTICA CONTEXTUAL
Dr. Jorge Henrique Barro
Dr. Antônio Carlos Barro
Drndo. André Borges

Ementa:
O presente Seminário Temático tem como objetivo possibilitar dialogicidade a partir de uma questão que é pertinente para o desdobramento da missão integral: “Quais as dinâmicas possíveis no que tange a arte da interpretação – hermenêutica – que possibilitam a igreja, a ação pastoral, e os desenvolvimentos ministeriais, na tarefa da contextualização da missão integral? Assim, esse seminário temático receberá trabalhos - comunicações orais – que tem como caracterização a missão, a contextualização, a ação pastoral, os desafios ministeriais, a igreja e urbanização, a missão e cultura, ou seja, temas referentes a missiologia. Essa abordagem visa corresponder ao pertinente tema do III Simpósio do Mestrado Profissional em Teologia da Faculdade Teológica Sul Americana, o qual ficou caracterizado como; “Teologia e cultura: olhares múltiplos e diálogos possíveis”. Nesse sentido, a o desdobramento desse Seminário Temático verifica a importância da contextualização da ação missionária perante o cenário contemporâneo, esse que engloba vários desafios no que compete as novas configurações sociais marcadas por avanço tecnológico, por desafios ecológicos, por novas dinâmicas relacionais, por caracterização urbana das cidades inteligentes - Smart City - por questões bioéticas, por questões que marcam as desigualdades sociais, ou seja, tendências que vão de encontro a séria tarefa contextual da missão integral. Apreender a Missio Dei perante essas demandas é uma tarefa que compete a vivência e ao propósito da igreja na sociedade. Desse modo, trabalhos que remetem aos desafios contextuais missionais serão aceitos e mediante isso bons diálogos serão fomentados para o enriquecimento da práxis eclesial, pastoral, ministerial.

 

inscrições

Todo participante terá direito ao Certificado de participação no Simpósio e na apresentação de trabalhos.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Ciente do compromisso assumido com os nossos alunos, a Associação Cristã Evangélica Sul Americana (ACESA). mantenedora da Faculdade Teológica Sul Americana, está se adaptando à nova legislação LGPD. E para que possamos dar maior segurança aos seus dados pessoais foi criado um Comitê Gestor de Proteção de Dados, que iniciou uma auditoria interna para identificar quais dados pessoais são coletados e tratados, durante a vigência do contrato e também do prazo exigido pela lei. Continue lendo a Política de Privacidade da FTSA aqui >>
TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE DADOS
Ao me cadastrar para participação desse Simpósio, aceito compartilhar os meus dados pessoais e confirmo estar ciente de todos os Termos de Uso de Dados da FTSA para gerenciamento de seus eventos, conforme os termos descritos abaixo:

A) Armazenamento dos dados:
1. Estou ciente que os meus dados serão preservados pela FTSA, para gestão do Simpósio no qual me inscrevi e para futuros eventos que a instituição promova.
2. Os dados permanecerão salvos em segurança no banco de dados da instituição, que conta com conexão segura validada por selo de segurança.

B) Utilização dos dados:
O uso do meu nome completo, CPF, e-mail e endereço se destinam exclusivamente para gestão do evento e poderão ser utilizados para:
- Geração de recibos e comprovantes;
- Controle de presença no evento.

O uso do meu nome completo:
- Emissão de Crachás, Credenciais e Certificados;
- Publicação em Caderno de Resumos, Programação e Anais, físicos ou digitais;
- Divulgação pública no site do Congresso, sobre a aprovação de sua proposta de comunicação enviada.

C) Compartilhamento e divulgação dos dados:
Os dados não serão compartilhados com nenhuma outra empresa ou instituição, exceto se faça estritamente necessário para a realização do Congresso no qual me inscrevi, nas situações abaixo:
Transmissão online e controle de presença digital: Google Meet Education

D) Comunicação e contato:
Aceito o contato por e-mail, apenas para envio de mensagens de login, senha, boletos, comprovantes, certificados, ajuda ao usuário e notificações do sistema de evento, com comunicados expressamente voltados para informações relevantes ao evento no qual me inscrevi, excluindo o envio de propagandas diferentes desta natureza.
O contato por telefone estará autorizado, somente se houver minha autorização expressa.
Autorizo o envio por e-mail de qualquer atualização nos Termos de Uso de Dados e poderei pedir o meu descadastramento, se não concordar mais com novas políticas adotadas.

E) Exclusão dos dados:
Tenho ciência que poderei pedir a exclusão dos meus dados a qualquer momento e que ao solicitar, não poderei mais participar dos eventos da instituição.
TERMOS DE ACEITE PARA PARTICIPAÇÃO NO SIMPÓSIO
1) Estou ciente que o Simpósio será realizado por meio híbrido, presencial e com transmissão online e somente inscritos terão acesso.

2) Autorizo o envio de e-mails com informações exclusivamente direcionadas à realização do Simpósio;

3) Caso eu utilize câmera e ou microfone durante a transmissão e ative os equipamentos ou participe durante alguma plenária presencial, concedo o uso da minha imagem e voz, sem fins comerciais, expressamente autorizado pelo o que segue:

a. Utilização e a publicação de minha imagem/foto/áudio nas redes sociais da FTSA;

comunicações

SOBRE O ENVIO DE RESUMOS:

05/06/2023 – Abertura do prazo para envio de resumos para comunicação
14/08/2023 – Encerramento do prazo de envio de resumos para comunicação
21/08/2023 – Devolutiva das comunicações aprovadas
21/08 até 25/08 – Divulgação dos horários das comunicações
30/11/2023 - Publicação do Caderno de Resumos

 

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE PROPOSTAS DE COMUNICAÇÃO

• As propostas de comunicação deverão conter:

• Título centralizado, em fonte Arial 14.

• Nome completo do/a proponente, seguido da maior titulação, Instituição de origem e e-mail para contato.

• Título do ST a que pretende vincular-se.

• Resumo contendo de 250 a 350 palavras, em fonte Arial, tamanho 12 e espaçamento simples entre linhas. Como editor de texto deverá ser usado o Microsoft Word ou outro compatível. Não serão aceitos trabalhos submetidos em formato pdf. A estrutura do resumo deverá conter: introdução, objetivos, método, resultados e conclusão, sem a menção direta desses descritores e sem citações diretas. O resumo deverá ser agrupado num único bloco textual.

• Palavras-chave: no mínimo 3 (três) e, no máximo, 5 (cinco).

• Configuração da página: folha em formato A4 (29,7 x 21 cm); margens: superior e esquerda 3 (três) • cm; inferior e direita 2 (dois) cm.

Observações gerais:
• Cada proponente poderá enviar apenas uma proposta de comunicação para este congresso.

 Serão aceitas propostas de graduandos(as) com iniciação científica (com o professor orientador), pós-graduandos/as e/ou pós-graduados/as.

• Todas as propostas de comunicação deverão ser enviadas exclusivamente por correio eletrônico, com anexos em Word, ou compatíveis, para 

simposiompt@ftsa.edu.br  

anais

SOBRE O ENVIO DOS RESUMOS ESTENDIDOS

No que diz respeito ao envio dos textos ampliados após o envio e aprovação dos resumos, e como parte do processo de submissão e de apresentação da comunicação nos STs, os autores deverão verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. Informamos que as submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores. Prazo final para envio dos resumos expandidos: 31/10.

• O simples envio de uma contribuição original não implica, necessariamente, em sua publicação. Só será publicada se: (a) adequar-se ao perfil dos anais; (b) for aprovada após avaliação e parecer do corpo técnico dos anais.

• A contribuição deverá ser original e inédita, e não poderá estar sendo avaliada para publicação por alguma outra revista, anais ou periódico.

• A revisão gramatical e ortográfica do texto submetido é de responsabilidade do autor. Textos com problemas gramaticais poderão ser devolvidos sem avaliação dos pares.

• Quando o texto for aprovado, a editoria solicitará através de e-mail os dados complementares que julgar necessários.

 

DIRETRIZES PARA EDIÇÃO DOS RESUMOS ExPANDIDOS

• Nos artigos deverão constar título, resumo e palavras-chave (no mínimo três e no máximo quatro, separadas por ponto).

• O título deverá aparecer centralizado, em negrito, somente a primeira letra maiúscula (salvo em nomes próprios) e fonte Times New Roman, corpo 14.

• Recomenda-se que os artigos tenham entre 8 e 10 páginas, e devem respeitar a seguinte sequência: Título / Resumo / Palavras-chave / Introdução / Texto com subtítulos / Conclusão / Referências.

• A identificação de autoria do trabalho deverá ser incluída no final do artigo, após as Referências, em um texto de 2 linhas com informações biográficas básicas do autor (nome completo do/a(s) autor/a(es/as), titulação mais alta completa, instituição de origem e/ou vinculação, com a função que desempenha e e-mail para contato.

• O resumo deve conter entre 250 e 500 palavras, com espaçamento simples entre as linhas. A estrutura do resumo deve conter: objetivo do artigo, metodologia ou recorte utilizado, dados colhidos e breve conclusão das análises efetuadas.

• O resumo e as palavras-chave devem ser escritos em fonte Times New Roman, corpo 12, com espaço entre linhas simples.

• Os subtítulos dentro do texto deverão constar em Times New Roman, corpo 12, alinhados à esquerda, em negrito, somente a primeira letra maiúscula (salvo em nomes próprios) com um espaço entrelinhas em relação ao parágrafo anterior e sem espaçamento em relação ao parágrafo seguinte. Quando forem numerados deverão ser em algarismos arábicos (respectivamente, na forma 1. e 1.1.).

• A fonte do texto principal deverá ser Times New Roman, corpo 12, com espaçamento entre as linhas “1,5”, com exceção das citações diretas com mais de três linhas (longas) que devem aparecer com recuo à esquerda de 4cm no parágrafo e em fonte Times New Roman, corpo 10, com espaço entre linhas simples e sem aspas. Citações com três linhas ou menos (curtas) devem ser feitas entre aspas, corpo 12.

• A referência a autores deve ser feita ao longo do texto em CAIXA ALTA, segundo as normas da ABNT (6023-2018), no seguinte modelo: (Sobrenome, ano, página); Ex.: (ELIADE, 1992, p. 65). No caso de títulos do mesmo autor publicados no mesmo ano, adicione-se letras em ordem alfabética após a indicação do ano; ex: (DESROCHE, 1985a), (DESROCHE, 1985b), etc.

• As notas, numeradas em ordem crescente e formatadas em fonte Times New Roman, corpo 10, e espaço entrelinhas simples. Com exceção para a identificação dos autores, que deve aparecer na primeira página do texto, todas as outras notas de rodapé devem aparecer ao final do texto e ser reservadas para observações complementares substantivas.

• As palavras que forem destacadas no texto deverão usar sempre itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL), reservando-se as aspas apenas para citações diretas no texto e as figuras e tabelas deverão estar inseridas no texto, e não ao final do documento na forma de anexos. URLs para as referências deverão ser informadas sempre que possível.

• As referências bibliográficas ao final do texto devem trazer apenas as obras e textos citados ao longo do trabalho, com espaço de entrelinhas simples.

 

DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL

Autores que publicam nestes anais concordam com os seguintes termos:

• Autores mantém os direitos autorais e concedem à FTSA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/bync/4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nestes anais.

• Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nestes anais (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nestes anais.

• Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Os nomes e endereços informados nestes anais serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros, sem autorização prévia de seus autores legais.